AuroraDMX


Controles virtuais de iluminação cênica: Aurora DMX
O Aurora DMX é um aplicativo para dispositivos Android que simula o controle de uma mesa de luz computadorizada DMX. O aplicativo deve ser usado se conectando a um dispositivo de DMX WI-FI, que envia sinal para o dispositivo. (Neste caso, usamos a interface LuxCena, desenvolvida pelo iluminador mineiro Geraldo Otaviano). O dispositivo pode ser facilmente encontrado no Ebay, Mercado Livre, entre outros canais. O Aurora DMX destaca-se de todos os outros aplicativos, porque apresenta um uso simples e fácil, e além disso, possui uma versão gratuita com muitas funcionalidades.
A versão gratuita conta com algumas limitações, uma delas é conter somente cinco canais de controle, o que limita bastante o uso, porém é possível expandir para mais canais comprando o pacote que custa em média R$22,99, podendo então desfrutar de um aplicativo repleto de funções assim como uma mesa simples de luz.
O aplicativo apresenta cinco canais de controle como podemos ver na imagem a seguir:
Uma outra função que podemos destacar é a de gravar cenas a partir do botão ADD CUE. Essa função possibilita a gravação de cenas sem precisar ficar controlando pelos botões:
Essa é uma das funcionalidades abarcadas pelo software Aurora DMX, um aplicativo que tem algumas características interessantes, de fácil uso e pode substituir o uso de uma mesa de controle física.
Bruno Maciel, bolsista Projeto Lumiar, Pró-ativa, Prograd / UFOP.

Comentários

Sobre iluminação teatral: pesquisas e sites